Veja abaixo os sintomas e a que tipo de câncer eles podem estar relacionados:
- Tosse e rouquidão (câncer de pulmão)
- Aparição de caroços pelo corpo (dependendo da região do corpo, pode indicar câncer)
- Mudança na rotina intestinal (câncer no intestino)
- Alteração no hábito de urinar (câncer na bexiga)
- Perda de peso inexplicável (pode estar ligada a diversas variações da doença)
- Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de câncer)
- Sangramento inexplicável (pode estar ligado a cânceres no intestino, na medula ou na vulva)
- Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença)
- Dificuldade de engolir (câncer no esôfago)
- Mudança na aparência de uma verruga (câncer de pele)
- De acordo com a Cancer Research UK, muitas pessoas tendem a achar que sintomas como esses são triviais e, por isso, não procuram seus médicos.
- Outro fator que motivaria os britânicos a não procurar ajuda seria o receio de “desperdiçar” o tempo dos médicos com esse tipo de suspeitas.
- Os pesquisadores da entidade entrevistaram 1.700 pessoas com mais de 50 anos de idade. Mais da metade (52%) afirmou ter sentido ao menos um dos sintomas nos três meses anteriores à pesquisa.
A pesquisa constatou que cerca de 80% das pessoas que são submetidas a exames para checar a existência do câncer após a manifestação de sintomas descobrem que não sofrem da doença.
Esse grupo tenderia a ficar desestimulado a voltar a investigar eventuais novos sintomas. Entre as principais razões para isso, segundo a organização, estariam a falta de orientação recebida dos médicos durante os exames anteriores e o temor de ser visto como “hipocondríaco”.
“Pacientes que vão a seus médicos com os sintomas obviamente ficam aliviados ao saber que não têm câncer. Mas como nosso levantamento mostra, é importante que eles não sintam uma falsa sensação de segurança e entendam que ainda devem procurar ajuda se perceberem sintomas novos ou recorrentes”, afirmou Cristina Renzi, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo.
FONTE Méritos dessa publicação - BBC Brasil
Postar um comentário
0 comentários
Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.