Escrito por Chloé Pinheiro (colaboradora) Editado por Diogo Sponchiato
Por que alguns homens operados de câncer de próstata sofrem com o retorno da doença enquanto outros ficam livres de vez da encrenca? Em busca de respostas, um time de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) se debruçou sobre amostras da glândula de 111 pacientes submetidos à cirurgia de extração do tumor dez anos antes do estudo.
Ao analisar o material no microscópio, a equipe se deu conta de uma importante pista, uma classe de moléculas batizada de integrinas. Depois de cruzar os dados, os especialistas perceberam que os sujeitos que ficaram doentes de novo apresentavam níveis mais altos dessa substância na época da operação. A conclusão é que, quando há uma alta expressão dessas moléculas, a probabilidade de a doença reaparecer é até três vezes maior. Tal descoberta tem ajudado a buscar um novo exame para prever a reincidência do tumor, o que permitiria traçar um plano terapêutico mais eficaz.
Fonte mdemulher.abril.com.br/

Postar um comentário
0 comentários
Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.